Questão 15 - 2ª Fase - Dia 4 - IME 2024

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 15

Objetiva
15

A obra “Os ombros suportam o mundo” integra o livro de poemas Sentimento do mundo, publicado em 1940, escrito por Drummond, um artista atento ao sofrimento humano e às mazelas sociais.

Em relação ao tema abordado no poema, considere as assertivas sobre o texto 2. 

I. A dicotomia entre o indivíduo e à coletividade e representada na obra. ´

II. A resignação do poema pode ser observada com o enaltecimento da velhice. ˜

III. A desesperança do homem frente às adversidades do mundo é evidenciada no verso “Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.” (linha 1).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):

Alternativas

  1. A

    I.

  2. B

    II.

  3. C

    III.

  4. D

    I e II.

  5. E

    I e III.

Gabarito:
    E

Assertiva I: correta. O poema expressa o sentimento de desilusão do enunciador relacionado ao contexto da Segunda Guerra Mundial. Com isso, a análise pessimista criada por ele desempenha uma função metafórica que procura indicar a condição de desalento coletivo, o que sustenta afirmar que se trata de um poema histórico. 

Assertiva II: incorreta. Embora submisso diante das mazelas criadas pelos conflitos armados, o enunciador metaforiza a ideia de velhice como uma imagem da apatia coletiva, sentimento que atribui um aspecto negativo ao substantivo.  

Assertiva III: correta. A expressão “Meu Deus” é comumente associada à perplexidade, sentimento que revelaria o inconformismo das pessoas diante das atrocidades da guerra. Ao afirmar que as pessoas sequer recorrem à interjeição, Drummond sinaliza que a sociedade está entregue à desesperança. 

15

Downloads

  • Provas

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!