Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere os vocábulos do Texto 2 destacados no trecho a seguir.
"Os estados de violência fazem aparecer uma multiplicidade de figuras novas: o terrorista, o chefe de facções, o mercenário, o soldado profissional, o engenheiro de informática, o responsável da segurança, etc. Não exército disciplinado, mas redes dispersas, concorrentes, profissionais da violência. Mudanças ainda no nível do teatro dos conflitos. Para a guerra: uma planície, espaços largos, às vezes colinas ou rios, em todo caso campanhas (para não levar em conta aqui guerras de cerco). E depois vem o espetáculo desolador após a batalha: os inimigos como que abraçados na morte, corpos juncando o solo, fardas rasgadas, manchas de sangue. Um grande silêncio depois de tantos gritos e de vaias. O novo teatro é hoje a cidade." (linhas 22 a 30)
A análise dos elementos em negrito no texto mostra que o operador
"não" reforça a ideia de que as figuras novas incluem o exército disciplinado.
"mas" coloca o exército disciplinado ao lado dos profissionais da violência.
"ainda" sugere a existência de outros aspectos relacionados aos estados de violência.
"às vezes" introduz a ideia de unidade dos antigos cenários da guerra.
"hoje" estabelece a relação de similitude entre a guerra do passado e os estados de violência.
IME 2021 - 2ª Fase
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!