Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

A Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, realizada em Nice (França) em junho de 2025, discutiu temas relevantes para a conservação dos Oceanos, sendo a elevação da temperatura um dos temas centrais abordados. O aumento da temperatura da água do mar pode afetar os processos fisiológicos de diferentes animais, como invertebrados marinhos, baleias, tartarugas e peixes, dentre outros.
a) Dentre os animais mencionados, cite aqueles que são ectotérmicos.
b) O aumento da temperatura dos oceanos tem maior influência na fisiologia de animais ectotérmicos ou endotérmicos? Justifique a sua resposta.
c) Cite e explique uma consequência do aumento da temperatura dos oceanos para o ecossistema marinho.
a) Entre os animais mencionados, os ectotérmicos são os invertebrados marinhos, os peixes e as tartarugas.
b) O aumento da temperatura dos oceanos tem maior influência na fisiologia de animais ectotérmicos. Isso ocorre pois esses organismos não possuem um mecanismo de regulação interna da temperatura, assim a temperatura varia de acordo com as flutuações térmicas do ambiente externo. Logo, um aquecimento das águas pode causar um aumento indefinido da temperatura corporal desses animais ectotérmicos, provocando reações fisiológicas/metabólicas negativas.
c) Um exemplo de uma consequência do aumento da temperatura dos oceanos para o ecossistema marinho é o branqueamento dos corais. Os corais são cnidários que vivem em mutualismo com algas zooxantelas. O aquecimento das águas causa um estresse fisiológico nos corais, que acaba por expulsar as algas, o que os torna brancos. Sem a fonte de nutrientes (promovida pela fotossíntese das algas), os corais acabam morrendo. Consequentemente, o branqueamento destrói a estrutura física dos recifes, comprometendo o hábitat e a biodiversidade das espécies marinhas da região.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!