Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

O Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) consiste no instrumento de planejamento integrado do saneamento básico, considerando quatro componentes: (I) abastecimento de água potável, (II) esgotamento sanitário, (III) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e (IV) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O PLANSAB foi elaborado em 2013 com horizonte de 20 anos e deve ser avaliado e revisado a cada quatro anos.
Disponível em: https://www.gov.br. Adaptado.

Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2025.126440. Adaptado.
Considerando o texto e o mapa referente ao estado de São Paulo, responda:
a) Qual a principal função de uma estação de tratamento de efluentes?
b) Indique e explique dois problemas decorrentes da destinação de resíduos líquidos sem tratamento diretamente em corpos d’água.
c) Indique e explique, de acordo com o mapa apresentado, a situação da distribuição das estações de tratamento de esgoto relacionado à população atendida.
a) A função da estação é o tratamento de esgoto, limpando a água com diversos processos que permitem que a água retorne ao rio.
b) Um problema relacionado ao descarte sem tratamento de efluentes é a contaminação de corpos de água, causando perda de biodiversidade dos rios e a contaminação de solos. Outro problema são as doenças que esse descarte incorreto pode causar, tornando-o um meio potencial de proliferação de doenças e gerando problemas de saúde pública.
c) No mapa, é possível observar uma escassez de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que atendam a mais de 900 000 habitantes; existem apenas três estações, que se encontram próximas à capital paulista. Em sua maioria, as estações atendem até 20 000 habitantes.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!