Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere um tubo cilíndrico condutor de raio R dividido em 3 regiões. Em cada região, há um conjunto de furos de raios distintos, a, b e c, igualmente espaçados. Um ímã é solto, partindo do repouso a partir do topo do cilindro, conforme apresentado na figura. Considere as seguintes afirmações:
Estão corretas apenas
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Para tubo condutor, de modo geral, quanto maior o buraco, maior a resistência e, para uma mesma força eletromotriz induzida, menor será a corrente. Com corrente menor, menor será o campo induzido para frear o imã, assim, maior será a aceleração resultante vertical para baixo.
Com isso, tem-se afirmação I: verdadeira e afirmação II: falsa.
Afirmação III: verdadeira. Se o buraco é menor, o imã é mais freado, perde mais energia cinética, que é convertida em calor por efeito Joule.
Dielétrico ideal não conduz corrente elétrica, então não há
nesses trechos.Afirmação IV: verdadeira. Com um trecho dielétrico, o ímã é menos freado no trajeto todo comparado à situação do tubo todo condutor.
Afirmação V: falsa. Se o tubo todo for de dielétrico, não há
em trecho algum e a aceleração é constante igual à aceleração da gravidade.Gabarito da 1ª fase do Vestibular ITA 2026
Comentários + correções ao vivo | Poliedro ResolveInscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!