Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Um grupo de pesquisadores está testando um novo catalisador heterogêneo para oxidação de um poluente orgânico. Na ausência de catalisador, a constante de velocidade é igual a a 310 K, e a energia de ativação é . Na presença do catalisador, a constante de velocidade da reação a 310 K aumenta 10 vezes. Considerações: i) o fator pré-exponencial e a ordem de reação não se alteram com a adição do catalisador; e ii) a concentração inicial do poluente é de 0,200 .
Assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, a energia de ativação e o tempo necessário para que a concentração do poluente caia para 0,050 na presença do catalisador.
79 69 s.
66 69 s.
72 75 s.
66 75 s.
79 75 s.
Pela equação de Arrhenius, tem-se:
ou
Assim, tem-se:
k com catalisador = 10 k sem catalisador k com catalisador =
Pela unidade do k, a reação é de primeira ordem e tem
Como se partiu de 0,2 mol/L e se chegou a 0,05 mol/L, tem-se:
Portanto, nesse intervalo de tempo, tem-se , que equivale a, aproximadamente, .
Gabarito da 1ª fase do Vestibular ITA 2026
Comentários + correções ao vivo | Poliedro ResolveInscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!