Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere as seguintes afirmações sobre a constituição e propriedade da matéria:
I. O modelo atômico de Rutherford evidenciou a existência do núcleo atômico carregado densamente por partículas positivas, tendo os elétrons dispostos em torno dele. A partir desse modelo, os elementos químicos passaram a ser diferenciados pelo número de elétrons que ocupam a região conhecida como eletrosfera.
II. O experimento dos raios catódicos permitiu calcular a relação entre a carga elétrica e a massa de um próton. Isso possibilitou, posteriormente, a determinação experimental da massa do elétron.
III. O cobre (Cu) possui dois isótopos estáveis: Cu63 (69,09%) e Cu65 (30,91%), com massas atômicas iguais a 62,93 u e 64,93 u, respectivamente. Com base nessas informações, a massa atômica média do cobre é de aproximadamente 63,55 u.
IV. Foram realizadas análises químicas de duas amostras de hidrocarbonetos. A amostra 1 contém 2,65 g de carbono e 0,665 g de hidrogênio. A amostra 2 contém 4,56 g de carbono e 0,383 g de hidrogênio. Os resultados de massa obtidos estão de acordo com a lei de proporções múltiplas, e as amostras 1 e 2 poderiam ser o etano e o eteno, respectivamente.
Assinale a opção que contém as afirmações ERRADAS.
Apenas I e II.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Afirmativa I: incorreta. O experimento de Rutherford evidenciou a existência do núcleo atômico, uma região carregada positivamente, que concentra praticamente toda a massa do átomo em um volume muito pequeno. O modelo atômico de Rutherford não diferencia os elementos pelo número de elétrons que ocupam a eletrosfera.
Afirmativa II: incorreta. O experimento do tubo de raios catódicos, realizado por Thomson, permitiu o cálculo da razão carga/massa do elétron, e não do próton.
Afirmativa III: correta. A massa atômica do elemento químico cobre é dada pela média aritmética ponderada dos isótopos, em que os pesos são as abundâncias naturais. Considerando que os percentuais entre parênteses são as abundâncias naturais de cada isótopo, tem-se:
Afirmativa IV: incorreta. Para evidenciar a lei das proporções múltiplas (lei de Dalton), fixa-se a massa de carbono para ambas as amostras:
Amostra 1:
Amostra 2:
De fato, as massas de hidrogênio que se combinam com uma massa fixa de carbono estão a uma razão de números inteiros e pequenos. Vale a lei de Dalton. No entanto, embora a amostra 1 possa ser de etano, a amostra 2 não pode ser de eteno, conforme verificado pela determinação das fórmulas mínimas a seguir.
Fórmula mínima da amostra 1:
Fórmula mínima da amostra 2:
Gabarito da 1ª fase do Vestibular ITA 2026
Comentários + correções ao vivo | Poliedro ResolveInscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!