Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A figura a seguir ilustra um dispositivo , que emite radiação eletromagnética monocromática de comprimento de onda e intensidade A e que chega a um anteparo opaco com duas fendas. A radiação é detectada por um dispositivo de medição M fixado em um segundo anteparo . Esse dispositivo M, ao ser submetido à radiação, gera uma resposta de corrente I em função da diferença de potencial V aplicada nos seus terminais. A figura também apresenta 4 gráficos , todos na mesma escala, obtidos a partir de medições com diferentes valores de e A. É falsa a afirmação de que é possível passar da situação
(2) para (1), apenas diminuindo A.
(2) para (4), mudando e aumentando A.
(2) para (3), aumentando apenas .
(4) para (3), mudando apenas .
(3) para (1), aumentando e diminuindo A.
A) Verdadeira. Diminuir a intensidade faz com que M receba menos fótons e a corrente de saturação fica menor.
B) Verdadeira. Aumentar diminui a frequência f, a ponto de a frequência de corte não ser atingida e o efeito fotoelétrico não ocorrer. Aumentar a intensidade não muda nada.
C) Falsa. Aumentar diminui a frequência f, que leva a uma tensão de barramento menor, não maior.
D) Verdadeira. Diminuir aumenta a frequência a ponto do efeito fotoelétrico voltar a ocorrer.
E) Verdadeira. Aumentar diminui f e, consequentemente, a tensão de barramento. Diminuir a intensidade A diminui a corrente de saturação, pois menos fótons chegam e menos elétrons são ejetados.
Gabarito da 1ª fase do Vestibular ITA 2026
Comentários + correções ao vivo | Poliedro ResolveInscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!