Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Uma dada solução aquosa a 100 °C apresenta o equilíbrio químico . A quantidade inicial de corresponde a 1,0 mol, e a constante de equilíbrio dessa reação é igual a 1,0. A essa solução é fornecida uma quantidade de energia igual a 540 cal por segundo, e a quantidade inicial de água na solução é igual a 1000 g.
Considerações: i) o volume das substâncias A e B é desprezível em relação ao volume da solução; ii) o equilíbrio é atingido muito rapidamente; iii) as substâncias A e B não são voláteis; e iv) toda a energia é utilizada para ebulição do solvente.
Assinale a alternativa que melhor representa o tempo gasto, em segundos, para que a temperatura da solução aumente em 1,04 °C.
Dados:
400.
500.
600.
700.
800.
Considerando a evolução do sistema dado até o equilíbrio, tem-se:
Como o número total de mols não se altera (n1 = 1 mol) e o equilíbrio é atingido rapidamente, o efeito ebulioscópico depende somente da molalidade total de soluto (W), conforme a lei de Raoult. Substituindo as informações, tem-se:
Como a massa de solvente é de 500 g e a quantidade inicial de água era de 1 000 g, infere-se que houve a vaporização de 500 g de água. Assim, a fonte de calor deve fornecer a quantidade de calor suficiente para essa vaporização:
Gabarito da 1ª fase do Vestibular ITA 2026
Comentários + correções ao vivo | Poliedro ResolveInscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!